terça-feira, 1 de junho de 2010

Idema não tem data para despoluição do rio Potengi

Na semana em que se comemora o Meio Ambiente no Rio Grande do Norte – de 30 de maio a 6 de junho – o Instituto  de Desenvolvimento Econômico do Meio Ambiente (Idema) ainda não tem previsão de quando  iniciará o processo de limpeza e despoluição do Rio Potengi, principal estuário da cidade. Na manhã de ontem um grupo de jornalistas foi convidado a fazer um passeio no barco escola do órgão “Chama maré” e constatar como está a situação do rio.

Elisa ElsieJornalistas 
foram convidados a fazer um passeio na manhã de ontem no Barco Escola do
 Idema, denominado como Chama-maré

Jornalistas foram convidados a fazer um passeio na manhã de ontem no Barco Escola do Idema, denominado como Chama-maré

Diariamente, segundo dados do próprio Idema, são lançados cerca de 25 mil litros de esgoto ‘in natura’ somente na foz em Natal. Um levantamento, coordenado pelo Instituto em parceria com o Igarn, mapeará as fontes poluidoras. A previsão é que até julho deste ano, o  estudo seja concluído. As informações darão subsídios à elaboração do projeto.

Segundo o diretor geral do Idema Marco Aurélio Martins, é necessário não apenas identificar os causadores, mas a forma como a contaminação se dá. Em geral, a contaminação é orgânica, por conta do esgoto. Mas em toda extensão há lançamento de metais por indústrias e de pesticidas usados na agricultura. Se for necessário interditar indústrias, o faremos”, observa. A ativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Baldo, acrescenta Martins, deverá diminuir em até 70% a contaminação.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado um mutirão de limpeza nas margens do rio Potengi. A ação iniciará na nascente, em Cerro Corá, passando por todos os municípios que são banhados pelo estuário - São Tomé, Barcelona, São Paulo do Potengi e Ielmo Marinho. Em Natal, a limpeza acontece no dia 12. O rio Cobra nas cidades de Parelhas e Carnaúba dos Dantas também faz parte das atividades.

O diretor não soube precisar o índice de contaminação e os impactos causados aos ecossistemas locais - de manguezal, rio e mar –  monitorados pelos programas de balneabilidade e do “Potengi Vivo”.

Programação

As ações da Semana do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, promovida pelo Instituto  de Desenvolvimento Econômico do Meio Ambiente, se restringem a ações de educação ambiental, como forma de combater os danos causados à natureza. Não há ações planejadas de fiscalização ou de combate aos crimes ambientais. A programação iniciada no último  domingo, dia 30, se estende até o dia 6 de junho, com o Som da Mata Especial, que trará Antônio de Pádua e Banda. Além de mutirões de limpeza na orla da capital, a programação prevê a realização de oficinas, palestras, mostras de vídeo e apresentações culturais em áreas de preservação ambiental, como o Parque das Dunas e o Ecoposto de Jenipabu. De 1º a 6 de junho o Idema também manterá o Espaço Ecológico no Midway Mall, com distribuição de mudas e ações educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário