segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Autoridades confirmam 72 mortes após queda de avião sob nevasca no Irã

Outras 33 pessoas ficaram feridas, mas conseguiram sair de Boeing 727 da Iran Air

Autoridades confirmam 72 mortes após queda de avião sob nevasca no Irã. Clique e veja mais fotos
Crédito: Aliasqar Oftadeh / AFP
As autoridades iranianas confirmaram 72 mortes e 33 pessoas feridas até as 22h deste domingo, após a queda de um avião da companhia Iran Air, perto da cidade de Orumiyeh, no noroeste daquele país. Uma rede de televisão transmitiu imagens do acidente, nas quais é possível ver o avião partido em vários pedaços, alguns deles bastante danificados, assim como integrantes de equipes de resgate e bombeiros ao redor da aeronave, sob uma intensa nevasca.

Um funcionário do ministério dos Transportes disse à rede de televisão estatal que uma das caixas pretas foi encontrada. O avião acidentado é um Boeing 727, segundo as agências Fars e Isna. "O acidente ocorreu a 15 km de Orumiyeh e imediatamente os moradores da região informaram as autoridades sobre o local onde a aeronave havia caído", declarou Vahid Jalalzadeh, governador da província do Azerbaijão Ocidental.

"Alguns passageiros conseguiram sair sozinhos do avião, e os moradores os levaram em seus veículos aos hospitais", acrescentou. "Todos os mortos e feridos foram levados para hospitais e esperamos que eles nos deem um balanço exato. A situação meteorológica é muito ruim na região", explicou o governador.

O Irã sofreu 15 catástrofes aéreas nos últimos 10 anos, totalizando mais de 900 mortos. Sua frota aérea civil e militar é muito antiga e precisa de manutenção, consequência do embargo americano imposto sobre os componentes de aeronaves nos anos 1980, após a Revolução Islâmica. O acidente mais grave ocorreu em fevereiro de 2003, quando um avião que transportava Guardiões da Revolução - exército ideológico do regime - caiu, matando 302 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário