sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um dia antes do previsto, MEC divulga resultados do Enem 2010

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, foi divulgado na noite desta quinta-feira, um dia antes do previsto. Hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que as notas só estariam disponíveis na sexta-feira, mas a divulgação foi adiantada. Os alunos podem consultar as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

>>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

O Enem 2010 foi marcado pela polêmica. A primeira aplicação ocorreu em 6 e7 de novembro, em todo o país, com participação de cerca de 3,3 milhões de candidatos. Erros de impressão em um dos cadernos (o amarelo) provocaram uma série de protestos, o exame chegou a ser suspenso por algum tempo.
Após garantida na Justiça a continuidade do Enem, o Inep convocou 9,5 mil candidatos que se sentiram prejudicados a refazerem as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, o que ocorreu em 15 de dezembro. Nessa reaplicação, pouco menos da metade dos convocados compareceu.

Disputa de vagas pelo SiSU
Os estudantes que realizaram o Enem 2010 podem disputar as mais de 83 mil vagas em 83 instituições de ensino superior em todo o país através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No RS, são mais de 9 mil vagas.
As inscrições para a edição 2011/1 do SiSU ocorrem de 16 de janeiro (próximo domingo) até terça, dia 18, pelo site (sisu.mec.gov.br), sempre das 6h às 23h59min, no Horário de Brasília. Basta acessar o portal e informar o número de inscrição e senha do Enem 2010. Após o primeiro acesso, o SiSU importará os dados informados na inscrição do Enem e as notas obtidas pelo candidato no exame.
Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o SiSU selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.
O resultado estará disponível no portal do SiSU em três datas: 22 de janeiro, 1º de fevereiro e 10 de fevereiro.

O que é é SiSU?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010. O processo seletivo do SiSU a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.

Instituições que terão processo seletivo via SiSU no RS


Universidades
UFCSPA
Utilizará o SiSU mas o candidato deverá obter no mínimo 30 pontos em cada uma das provas do Enem 2010 para se classificar para os cursos da Universidade.
Número de vagas: 408
Mais informações: http://sisu.ufcspa.edu.br/
Furg
Número de vagas: 2.439
Mais informações: http://www.sisu.furg.br/
UFPel
Número de vagas: 3.076
Mais informações: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2010/12/edital-sisu-2011.pdf
Uergs
Número de vagas: 422
Mais informações: http://www.uergs.edu.br/index.php?action=noticias&cod=915
Unipampa
Número de vagas: 2725
Mais informações: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/sisu/

Institutos Federais e CEFET
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Mais informações: http://www.ifrs.edu.br/
Número de vagas: 560
Instituto Federal Farroupilha
Mais informações: http://www.iffarroupilha.edu.br/
Número de vagas: 183
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
http://www.cefetrs.tche.br/processoseletivo/
Número de vagas: 150

>>> CONFIRA AS VAGAS PELO SiSU POR INSTITUIÇÃO EM TODO O BRASIL

UFRGS e UFSM e o Enem 2010
UFRGS
Na UFRGS, a média das provas objetivas que aluno obtiver no Enem, tem peso dois na composição do argumento de concorrência. Na inscrição, os candidatos optaram se desejavam ou não que suas notas do Enem fossem utilizadas no cálculo da média harmônica. Caso tenham optado em usar, ela representa uma décima nota a ser somada ao escore final, tendo peso dois.
UFSM
A UFSM decidiu não utilizar os 20% do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na composição de sua nota final. Isso porque não foi possível o acesso aos dados dos candidatos que realizaram o ENEM, até o dia 31 de dezembro. A nota obtida pelos candidatos no vestibular terá o peso de 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário