segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Júlio Protásio afirma que Wilma está "disposta" a ser candidata à Prefeitura

Vereador do PSB anunciou formação de bloco independente na Câmara e que Wilma de Faria pode concorrer ao pleito em 2012.

Por Marília Rocha
Tamanho do texto: A


Foto: Delma Lopes
Júlio Protásio, vereador de Natal (PSB).
Áudios
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançará candidatura própria nas eleições do próximo ano em Natal e o nome mais cotado dentro do partido é o da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Esse foi o anúncio feito pelo vereador Júlio Protásio (PSB), em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, na manhã desta segunda-feira (14).

“Wilma está disposta a ser convocada pelo partido para a candidatura a Prefeita de Natal e para os projetos políticos que fortaleçam o partido, seja como vereadora, prefeita, se for importante do partido. Wilma é o nome que governou nossa cidade, que reúne a maior experiência no partido”, comenta Júlio Protásio.

O vereador disse ainda que o partido também tem bons nomes para a disputa tanto os vereadores como os deputados estaduais. “Teríamos alternativa para Wilma sim, como Márcia Maia, Gustavo Carvalho, Adenúbio Melo e vamos ver se temos condições de luatr por uma vaga na Prefeitura de Natal. O importante agora é fortalecer o partido”, aponta.

A disputa pelas prefeituras em 2012 terá também a deputada estadual Larissa Rosado como candidata a prefeitura de Mossoró. “Na nossa conversa, franca e aberta decidimos que o primeiro passo é fortalecer o PSB, levar a discussão para as comunidades, interessadas em militar no partido.

Os anúncios de Júlio Protásio (PSB) são baseados na reunião do partido na semana passada, em que a ex-governadora e presidente do PSB no Estado, Wilma de Faria recebeu os vereadores Júlio Protásio, Júlia Arruda, Adenúbio Melo, Franklin Capistrano e Bispo de Assis e juntos, deflagraram o processo de eleição no PSB. Na reunião ficou acertado que o partido irá promover encontros regionais em Natal, sendo o primeiro no dia 19 de março na Cidade da esperança, zona oeste da cidade.

No encontro também foi anunciado a liberação do vereador Dickson Nasser do PSB.

A estratégia de fortalecimento do partido começa com a mudança de foco da militância de situação para oposição. “O PSB passou muito tempo no poder e agora temos que capacitar os novos filiados para fazer um trabalho de oposição”, destaca.

Durante a entrevista, o vereador Júlio Protásio (PSB) contou que na eleição municipal passada o partido decidiu apoiar a candidatura de Fátima Bezerra (PT) provocando uma cissão no partido do ponto de vista local. “A decisão de apoiar Fátima veio de uma reunião no gabinete de Lula a nível nacional e não tivemos articulação com o PSB local. O que aconteceu foi a cissão do partido onde metade ficou com Wilma e outros romperam e foram apoiar Micarla de Sousa (PV), através de Rogério Marinho (PSDB)”, explica.

Foto:Delma Lopes

Júlio narrou ainda a adesão dos sete vereadores do partido a prefeita Micarla de Sousa (PV). “Quando a prefeita começou a administrar, o partido tinha a maioria de 7 vereadores. Ela procurou o PSB como um todo, eu era líder da bancada e a decisão foi de que os vereaodres não fariam oposição a Micarla, mas ajudariam administrativamente nas votações de Natal. Atualmente, o o PSB não tem indicação de secretário e alguns vereadores tem aliança administrativa com cota de cargos”, justifica.

Hoje, o PSB trabalha na formação de um bloco independente, com votação nos projetos da cidade, mas sem alianças políticas.

Júlio Protásio disse que o PSB recebeu muitas críticas por causa da reunião, principalmente do vereador e líder da bancada da prefeita na Câmara, Enildo Alves (PV). “Enildo acusou o PSB de procurar mídia e de não ter condições de administar a cidade. Eu não aceito ser liderado de Enildo Alves enquanto a ele não se retratar nas acusações de que Wilma estava ‘morta’ politicamente”, frisa.

Para Júlio Protásio, Wilma deve ser respeitada pela trajetória política de três mandatos como Prefeita de Natal, dois como governadora do Rio Grande do Norte e ainda por ter sido Enildo, auxiliar de Wilma quando ela era Prefeita de Natal. “É muito fácil criticar aqueles que saíram derrotados do pleito. Enildo foi auxiliar de Wilma, foi secretário de Saúde e ela ajudou na eleição dele com outdoor pela cidade”, argumenta.

A crítica de Enildo Alves a candidatura de Wilma é vista por Júlio como negativa e que pode acarretar em rompimento político. “Enildo está fazendo um deserviço quando fala de Wilma e acelerando o processo de distanciamento entre o PSB e PV”, comenta.

A bancada do PSB conta hoje com a vereadora Júlia Arruda (PSB) na oposição, Adenúbio Melo como situação e os vereadores Franklin Capistrano, Júlio Protásio e Bispo de Assis como bloco independente.

Outro assunto comentado na entrevista são os cortes feitos por Micarla de Sousa (PV) na Prefeitura de Natal. “A Prefeitura se encontra numa situação difícil, com muitas contas e débitos. O tempo que Paulinho passou na Prefeitura foi importante para recolocar a prefeitura numa situação de ‘pagar as contas’. Da forma que esta caminhando, pagar o custeio mensal, colocar e cumprir, em 12 meses, 13 meses, mas cumprir as obrigações financeiras. De outra forma, a Prefeitura ficará insolvente”, conta.

Sobre o assunto, Júlio Protásio disse que a crise é grande e que os vereadores precisam levar as obras e benefícios para os bairros e comunidades. “Temos que levar quadra de esporte, melhorar os postos de saúde e os vereadores têm esta preocupação. Ela continua bem, com boas intenções, mas o que natalense quer agora e melhorias de obras, dentro do cemitério, colocando as bombas de água para funcionar nas lagoas e melhorar os buracos. A prefeita tem condições de colocar um secretariado bom e capacitado para melhorar a cidade”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário