segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Medicamento gratuito nas Farmácias e Drogarias, conveniado com o projeto Aqui Tem Farmácia Popular

      A partir desta segunda-feira (14), os usuários do programa Aqui tem Farmácia Popular contarão com mais um medicamento gratuito para o tratamento de diabetes: o cloridrato de metformina de ação prolongada. O medicamento, incluído no programa por meio de portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União de hoje, eleva para 11 a quantidade de itens que podem ser solicitados gratuitamente nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular em todo o país. 

      O cloridrato de metformina de ação prolongada pode resultar em uma maior adesão ao tratamento do diabetes por permanecer mais tempo em circulação no organismo do paciente. O medicamento – assim como os outros cinco itens para diabetes e seis para hipertensão  estão disponíveis nas mais de 15 mil unidades credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular - farmácias e drogarias da rede privada parceiras do Ministério da Saúde. 

      Por meio do programa, além dos 11 medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, a população tem acesso a mais 13 tipos de medicamentos (com preços até 90% mais baixos que os praticados no mercado) utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Para ter acesso aos produtos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica. Ela é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando ao uso racional de medicamentos e à promoção da saúde. 
Vale salientar caros leitores que há uma diferença entre a Farmácia Popular e o Projeto Aqui tem Farmácia popular.
      A farmácia popular é um projeto do governo federal que custeia uma lista de medicamentos contendo mais de 90 itens, os usuários desses projeto são atendidos por profissionais treinados e farmacêuticos, o ambiente da farmácia popular não é igual as drogarias e farmácias que costumamos ver é uma recepçao comum na qual o paciente que chegar munido da receita medica será atendido. No Rio Grande Do Norte temos 10 Farmácias populares sendo seis unidades em Natal uma em Parnamirim, São Gonçalo Do Amarante e duas em Mossoró.  Já o projeto Aqui tem Farmácia Popular são farmácias e drogarias que se credenciam ao projeto farmácia popular disponibilizando medicamentos também de baixo custo mais não tanto quanto a farmácia popular.


Fonte: Ministério da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário