quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A nova cara do Civic

Honda divulga imagens da nova versão do sedã. É a nona geração do modelo, que chega aos EUA nesse semestre
Bruno Vasconcelos // brunovasconcelos.rn@dabr.com.br



Quando lançou a oitava geração do Civic no mundo, em 2007, a Honda revolucionou o mercado de sedãs com um design futurista para a época e que fez o carro liderar o segmento em diversos cantos do mundo, inclusive no Brasil. Por ser tão inovador, criou-se uma certa expectativa no mercado para saber como os engenheiros japoneses poderiam atualizar o carro que já nasceu à frente de seu tempo. Foram meses de muitas projeções por parte das revistas e sites especializados até que a Honda resolveu divulgar oficialmente, nesta semana, as primeiras imagens da nona geração do Civic para os Estados Unidos.


Modelo chega às lojas em cinco versões: sedã, esportiva Si, cupê, híbrida e de baixo consumo Foto: Honda/Divulgação
O modelo chega às concessionárias americanas ainda nesse semestre em cinco versões (sedã, esportiva Si, cupê, híbrida e de baixo consumo). No Brasil, o novo Civic sedã deve começar a ser produzido em julho, na fábrica de Sumaré (SP), mas não se sabe se será igual ao modelo que vai para os Estados Unidos.

Em termos de design, a dianteira do novo Civic lembra até mais uma modernização da sétima geração do que a atual. Os faróis mais espichados e um para-choque com vincos deram um ar mais "musculoso" ao novo sedã, que também traz modificações na grade frontal. Já as laterais e a traseira do novo Civic trazem linhas mais "comportadas" e conservadoras que as atuais.

Na versão americana, o interior do Civic não mostrou muitas mudanças. A Honda investiu em detalhes mais conservadores para dar um tom tradicional, diferente da atual geração que destacava partes do painel e dos botões dos sistemas eletrônicos. Mas o painel de dois andares continua. A geração virá ao Brasil com motor 1.8 16V i-VTEC de 140 cv, que será mantido, como também a opção da transmissão automática de cinco marchas.

Uma má notícia para os amantes da versão esportiva do Civic, a Si, é que ela não deverá vir mais ao Brasil devido ao baixo volume de vendas. Nos EUA, a nona geração do Si não poupa os detalhes esportivos e o motor de 2.4 de 202 cv de potência e 23,5 kgfm de torque, acompanhado a um câmbio manual deseis velocidades.

Na terra do Tio Sam há ainda a versão Hybrid com um motor 1.5 i-VTEC somado a um propulsor elétrico, que tira sua energia de uma bateria de íon-lítio. A Honda informou recentemente que essa motorização é capaz de rodar 19,1 km/l.





Conheça o Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário