domingo, 14 de agosto de 2011

Comissão de Ética Médica toma posse segunda-feira

A instalação da CEM também proporcionará um diálogo mais aberto entre gestão e corpo médico.

Por Redação, com informações da Assecom
Tamanho do texto: A


O Hospital Walfredo Gurgel realizará, nesta segunda-feira (15), a cerimônia de posse da nova Comissão de Ética Médica (CEM). Participarão da solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o diretor geral do hospital, Mozar Dias de Almeida, além de outras autoridades. O processo eleitoral que culminou com a escolha dos 12 membros que farão parte da comissão (seis efetivos e seis suplentes) aconteceu em 18 de maio deste ano.

Os integrantes efetivos que serão empossados na segunda-feira são: Abires de Arruda Júnior (cirurgião geral e presidente da comissão), Amaro Alves de Souza (ortopedista), Cássio Cavalcante de Castro (clínico geral), Hélida Maria Bezerra (nefrologista), Marleide Alves dos Santos (pediatra) e Ricardo Wagner da Costa Moreira (cirurgião vascular). Já os suplentes são: Alfredo Máximo Grilo Jardim (intensivista), Gustavo Melo de Silva (cirurgião geral), Kátia Correia de Lima (pediatra), Marcos Antônio Gomes Pinheiro (clínico geral), Rafael Araújo Rosas (cirurgião geral) e Tiago de Medeiros Almeida (ortopedista).

As Comissões de Ética Médica foram criadas pelo Conselho Federal de Medicina através da Resolução no 125/85, de 11 de julho de 1985. Essa resolução determina aos Conselhos Regionais de Medicina a criação de Comissão de Ética em todos os estabelecimentos ou entidades em que se exerça a medicina.

Mozar Dias explicou que “embora não possuam competência para realizar julgamento, nem estabelecer penalidades nas questões éticas, as comissões são responsáveis por levar ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina qualquer denúncia ou suspeita de ilícito ético”

A instalação da CEM também proporcionará um diálogo mais aberto entre gestão e corpo médico. “Poderemos dar a cada situação que necessite da intervenção da comissão um diálogo mais transparente, uma vez que serão os próprios colegas médicos que tratarão de apurar os fatos”, finalizou o diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário