segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Inframérica quer aeroporto de SGA pronto para a Copa do Mundo

Anúncio foi feito instantes depois de a Inframérica arrematar a concessão do terminal aeroportuário por R$ 170 milhões.

Por Dinarte Assunção
Tamanho do texto: A


Imediatamente após o leilão da concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o consórcio vencedor, a Inframérica, anunciou através de representante que quer o primeiro terminal aeroportuário concedido à iniciativa privada funcionando na Copa de 2014.

“Agradecemos a oportunidade de sermos investidores do Rio Grande do Norte e vamos medir todos os esforços para que o aeroporto esteja funcionando já na Copa do Mundo de 2014”, declarou José Antunes Sobrinho.

Dentro do cronograma previsto, o aeroporto começaria a operar em outubro, portanto, após a Copa. A Inframérica precisará acelerar o ritmo das obras. A capacidade de receber passageiros será de quase seis milhões por ano.

Outro anúncio foi dado pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR). Ele afirmou que o município trabalhará em um novo hospital com 72 leitos em área de 27 mil metros quadrados já disponíveis.

“Será um hospital universitário”, disse Calado, que ainda assegurou a sustentabilidade do empreendimento. “Vamos nos responsabilizar pelos efluentes gerados pelas indústrias de tecnologia, shoppings e hotéis que vão para SGA em decorrência do aeroporto”.

Há pelo menos 15 anos, ele começou a ser construído. Na hora em que o martelo foi batido em favor do consórcio Inframérica – formado pela brasileira Engevix e a argentina Corporación América – apenas as pistas de pouso e decolagem do aeroporto estavam prontas. Até 2014, ele já começa a operar.

A rentabilidade do aeroporto deve girar em torno de 9% ao ano. E a viabilidade econômica orbita em R$ 84 milhões a partir de 2020. O aeroporto é pensado para ser um hub (central de distribuições de vôos). Isso teria afastado as especulações que surgiram dias antes do leilão, quando a Fraport, empresa alemã, desistiu alegando pouca rentabilidade.

O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), elogiou o êxito da operação, estendendo, inclusive, louros ao Governo do RN. “Foi um trabalho de parceria. Parabéns a todos”, disse em entrevista momentos após a concessão ter sido decidida.

No Twitter, autoridades que acompanharam de perto o leilão, comemoraram os novos eventos. “Parabéns para todos que lutaram por esse importante empreedimento para o Rio Grande do Norte”, postou o deputado Henrique Eduardo Alves.

O leilão

Na Bolsa de Valores, o leilão foi iniciado com a leitura das propostas iniciais. Quatro grupos compareceram à almoeda. Abertas as propostas, os consórcios Inframérica, que ofertou R$ 132 milhões, e Aeroportos Brasil, que lançou R$ 75 milhões, centralizaram a disputa.

Os lances subiam, geralmente, em R$ 100 mil. A liderança do leilão ficou alternada entre os dois grupos até o final, quando atingindo ágio 228%, a Inframérica arrematou por R$ 170 milhões. O lance mínimo era de R$ 51,7 mi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário