Das seis ETEs de Natal, só três receberam aval para funcionar
Repórter:Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.br
Repórter:Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.br
U m ano após ter assinado com o Ministério Público um acordo que mudaria a situação de descaso das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) de Natal, a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) só conseguiu licenciar três das seis ETEs pactuadas. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) afirma que mesmo as que foram licenciadas ainda precisam passar por alguns ajustes. As estações que ainda não conseguiram o licenciamento do órgão jogam diariamente cerca de 13 milhões de litros de esgoto praticamente sem tratamento no Rio Potengi.
![]() Até as estações já licenciadas precisam passar por ajustes, segundo Idema Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press |
O diretor técnico da Caern, Ricardo Varela, explica que, para completar as exigências do Ministério Público, as Estações do Jardim Lola e Beira Rio ainda precisarão passar por um processo de recuperação que está em trâmite licitatório no valor de R$ 30 mil. Ricardo justifica dizendo que um novo acordo foi assinado com o Ministério Público estipulando praticamente todos os prazos para o mês de junho.
As ETEs Quintas, Aerada (no Quilômetro 6) e CIAT (bairro das Quintas) ainda não foram recuperadas e devem continuar assim até que a ETE Central (Baldo) entre em funcionamento. No acordo assinado com o MP no ano passado, a Caern tinha um prazo de 18 meses para encaminhar o esgoto dessas estações para a Estação do Baldo. O período se encerra em outubro, mas os serviços do Baldo ainda nem estão funcionado e, para o esgoto ser transferido, serão necessárias estações elevatórias que vão desviar esse efluente. De acordo com Ricardo, no novo prazo estipulado pelo Ministério Público, a ETE do Baldo tem que funcionar até junho. Conforme o Idema, a ETE do Baldo ainda não é licenciada, tem apenas uma autorização de funcionamento. A licença só virá quando for comprovado que a obra está nas condições ditas pela Caern.
A expectativa da direção da Caern é que dentro desse período seja possível colocar em funcionamento a ETE do Baldo, que vem tendo suas datas de inauguração frequentemente adiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário