quinta-feira, 14 de abril de 2011

Natal sedia debate internacional


Até amanhã, a primeira avaliação do Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) está sendo realizada em Natal. A abertura oficial do evento ocorreu ontem pelo representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), José Paranaguá de Santana, no Hotel Ocean Palace. O encontro tem o objetivo de avaliar o projeto de cooperação internacional com o Chile, Equador e Peru, do qual o Brasil é a nação cooperadora. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) representa o Estado e é pioneira no intercâmbio cooperativo com os países andinos para assuntos relacionados ao tema em discussão.

emanuel amaralEncontro ocorrerá até amanhã e UFRN representa o RN que reúne especialistas de quatro paísesEncontro ocorrerá até amanhã e UFRN representa o RN que reúne especialistas de quatro países
 Durante a abertura do ciclo de reuniões, o representante da Opas, José Paranaguá de Santana, reiterou a importância do debate do tema e sua relevância para a comunidade brasileira e andina, sem excluir a possibilidade de expansão para outras nações. “A reunião tem um significado muito especial”, comentou. Participam do encontro representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  Ministério da Saúde (MS), além de professores e alunos convidados do Departamento de Enfermagem e do Curso de Gestão e Sistema da  Saúde, ambos da UFRN.

 A vice-reitora da instituição, Ângela Paiva, ressaltou a importância da Universidade na formação de pessoas que irão atuar como gestores de complexos hospitalares. “A UFRN oferece cursos específicos na área de gestão em saúde, além dos inúmeros mestrados e doutorados em áreas afins”, comentou. A futura reitora disse, na ocasião, que a UFRN firmou uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. “Foi aprovada uma cooperação para formação de alunos do curso de enfermagem”. Com isto, ela afirmou que a Universidade amplia seu leque de atuação e mostra sua importância nos âmbitos nacional e internacional.

 Para a coordenadora nacional do projeto CIRHUS, Janete Lima de Castro, a discussão do tema é de suma importância pois 70% dos problemas dos complexos hospitalares dizem respeito à gestão de recursos humanos. “Nosso objetivo, neste encontro, é expandir o projeto para outros países, com novas perspectivas”. Ela ressaltou que a qualificação do profissional que atua na área da saúde deve ser uma condição primordial para a qualidade do serviço prestado à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário