domingo, 17 de abril de 2011

Igreja Católica dá início a novo ciclo do ano litúrgico


Você sabia que o domingo  não marca o encerramento da Páscoa, mas o início? Ao contrário do que muitos acham os festejos na Igreja e a farra do chocolates não conclui o ciclo de celebrações pela ressurreição. É a partir daí que o Tempo Pascal - onde “cantam-se aleluias” por 50 dias - comemora a vitória da vida sobre a morte.

O Tempo Pascal se estende por oito semanas até o dia de Pentecoste. A data marca o envio do Espírito Santo aos apóstolos e a Maria, mãe de Jesus, que se mantinham escondidos após a crucificação, de acordo com a crença cristã. Nesse período, as celebrações sãos mais festivas e os domingos intitulados “domingos de páscoa”, sendo a primeira semana que procede ao domingo de páscoa chamada de “Oitava da Páscoa” pelo cristianismo.

O padre Robério Camilo, pároco da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Areia Preta, explica que os fiéis são chamados a comemorar a maior festa do cristianismo, depois de um período de 40 dias, a quaresma, que vem desde a quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa. explica

“A páscoa é a origem do cristianismo. O cristianismo só existe por isso. A páscoa é o acontecimento que redime toda humanidade pelo sacrifício do filho de Deus que morre na cruz e ressuscita. Toda vez que a comunidade cristã celebra a festa da ressurreição, atualiza  o acontecimento”, ressalta o religioso.

Embora tendo origem na páscoa judaica, há diferença entre a páscoa dos judeus e dos cristãos. Nas duas crenças, se comemora a passagem para um momento de restauração. Na primeira, da escravidão do povo hebreu no Egito para a libertação. “Não celebramos a libertação de um cativeiro, mas a liberdade definitiva, pelo sangue do cordeiro que é jesus Cristo”, distingue o padre.

Este ano o Espaço Infantil Primeiros Passos irá celebrar o Tempo Pascal na “Oitava da Páscoa” com a apresentação da peça “O Encontro de Chapeuzinho Vermelho com a Emília”. A peça será encenada pelas professoras no Primeiros Passos no dia 26 de abril, terça-feira às 10 e às 16 horas. Ao término da encenação, haverá distribuição de lancheiras para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário