terça-feira, 13 de setembro de 2011

Edital de publicação é prorrogado por falta de inscritos

Seleção da Secretaria Extraordinária de Cultura irá publicar 30 títulos em 2012.

Por Annapaula Freire
Tamanho do texto: A


Novos autores, autores consagrados, histórias em quadrinhos, literatura de cordel, estudos sobre a cultural local. A variedade de gêneros literários que o Edital Cultura Publicações N°002/2011 abrange é extensa. No entanto, os candidatos inscritos para o certame não foi suficiente para a demanda do edital. Apenas cinco escritores, de acordo com a secretária extraordinária de cultura Isaura Rosado, se inscreveram na seleção que assegura a publicação de 30 títulos em 2012.

Devido à falta de quorum, o órgão estadual resolveu prorrogar o encerramento das inscrições para 19 de outubro. Originalmente, as inscrições ocorreram de 3 de maio à 3 de setembro. Ao contrário das leis de incentivo fiscal, os autores não precisariam recorrer ao apoio financeiro de instituições privadas. A secretaria garante a tiragem de 500 exemplares para cada obra.

Para Isaura, a baixa procura de candidatos se deve ao pequeno número de obras prontas nos arquivos dos escritores. “A exigência do edital é que o livro já esteja pronto, ou seja, além de escrito, diagramado. A Fundação José Augusto só irá se responsabilizar pela impressão”, resume.

O edital homenageia o intelectual Henrique Capistrano e os títulos aprovados farão parte da Coleção Cultura Potiguar. “Poderão encaminhar propostas de publicação para esta chamada autores norte-rio-grandenses e/ou escritores de outros estados e nacionalidades, desde que o trabalho a ser inscrito tenha como objeto o Rio Grande do Norte ou temas a ele afetos, que signifiquem compreensão da problemática cultural potiguar”, estipula o edital. Teses e dissertações acadêmicas não podem concorrer ao certame.

Cada autor só poderá apresentar uma proposta de publicação. O livro inscrito pode ser de autoria individual ou coletiva. A partir de março de 2012, os títulos serão publicados.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer na sede da secretaria com os seguintes documentos, segundo o edital: Requerimento e formulário de identificação do autor, incluindo mini-currículo (entre 5 e 10 linhas) e um resumo informativo do trabalho entre 100 e 300 linhas, digitado em fonte Times 12, espaço 1,5 em duas vias impressa e também em meio eletrônico; Termo de entrega e compromisso do autor com a Secretaria de Cultura/FJA/Gráfica e Editora Manimbu.

Cada proposta, obrigatoriamente, deverá estar, no ato da entrega, inteiramente editorada, pronta para impressão, em arquivo aberto, acompanhada dos originais do livro em três vias, sendo duas impressas e uma em CD-R ou DVD, à exceção dos projetos de reedições; Nos originais devem constar: o texto a ser publicado, apresentação, sumário, anexos, orelhas quando houver, e capa (até 4 cores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário