quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Hospital Walfredo Gurgel terá mais 14 leitos de terapia intensiva

Com ampliação, hospital supera índices recomendados pela OMS e pelo Ministério da Saúde.

Por Rayane Guedes
Tamanho do texto: A


As recentes contratações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já têm destino certo para ocupação. Os novos contratos vão suprir a demanda que surgirá no Hospital Walfredo Gurgel (HWG) com a abertura de 14 novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva.

A ampliação havia sido adiantada pelo Nominuto já no fim do mês de julho, quando, em entrevista ao portal, o secretário de saúde Domício Arruda descreveu as intenções de trabalho para este segundo semestre de 2011.

Só com os novos contratos confirmados, a Sesap anunciou oficialmente a ampliação da UTI do Walfredo. Os novos leitos a serem abertos será divididos da seguinte forma: 10 leitos deverão ser usados para tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e mais 4 para semi intensivo, atendendo a critérios que estabelecem a quantidade de médicos e de enfermeiros.

A abertura dos 14 novos leitos de unidade intensiva foi recebida com entusiasmo pela atual gestão do hospital. “Esses leitos vão trazer mais conforto para os pacientes e melhorar a assistência no hospital”, afirmou o diretor geral do hospital, Mozar Dias.

De acordo com o que normatiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada hospital de urgência deve, dentro de seu quadro total de leitos, ofertar de 6% a 8% para Tratamento Intensivo. Já segundo o Ministério da Saúde (MS),esse percentual deve ser de 10%. Atualmente, o Hospital Walfredo Gurgel ultrapassa ambas as recomendações, dos 250 leitos que possui, 31 são de UTI, chegando a 12,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário