terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ex-presidente do Afeganistão é morto em atentado em Cabul

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Comentários 1
O ex-presidente do Afeganistão, Burhanuddin Rabbani, considerado uma das figuras políticas mais influentes do páis, foi morto nesta terça-feira (20) em sua casa, em Cabul, capital do país.

Segundo a agência de notícias afegã "AIP", o ex-presidente do Afeganistão e chefe do Conselho de Paz foi morto junto a outras quatro pessoas em um atentado perpetrado em frente a sua casa em Cabul.

Um porta-voz policial confirmou à agência de notícias EFE que tinha ocorrido uma explosão em frente à residência de Rabbani e que havia vários mortos.
O atentado aconteceu na rua da casa de Rabani, situada em uma área residencial próxima de muitas embaixadas, e onde na semana passada os talebans executaram uma série de violentos ataques.
"Um terrorista suicida se fez passar por visitante da casa e detonou um colete carregado de explosivos, o que provocou a morte do professor Rabbani", explicou o chefe da polícia de Cabul, Mohammed Zahir.

Arsalah Rahmani, integrante do Conselho de Paz afegão, disse à agência de notícias EFE que o ataque também feriu de forma grave o número dois do Conselho, Stanikzai Massoum.

"Rabbani deveria se encontrar hoje com dois talibãs em sua residência", explicou Rahmani.
Após o atentado, tanto a delegação americana como a missão da Otan recomendaram a seus funcionários para se refugiarem em áreas mais seguras de suas respectivas sedes devido à possibilidade de outros ataques, informou a agência local "AIP".

Rabbani, que foi líder do partido Mujahedin durante a invasão soviética ao Afeganistão, presidiu o país de 1993 a 1996, ano no qual seu governo foi derrubado pelos talebans liderados pelo mulá Omar.

Em outubro, ele foi eleito pelo atual líder, Hamid Karzai, para presidir o Conselho de Paz, de onde liderava os esforços de reconciliação entre as diversas facções em conflito. Durante todo este tempo, havia mantido contato direto com os talebans para inclui-los no processo de pacificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário