segunda-feira, 21 de março de 2011

Central de Fukushima deixará de ser usada

A central nuclear japonesa de Fukushima 1 deixará de ser utilizada após a cadeia de acidentes que tem afectado os seus reactores na sequência do sismo do passado dia 11 de Março, declarou o porta-voz do governo.
As explosões, incêndios e a utilização de água do mar para arrefecer os reactores também contribuíram para destruir o que restava dos reactores As explosões, incêndios e a utilização de água do mar para arrefecer os reactores também contribuíram para destruir o que restava dos reactores (Reuters)

"Considerando com objectividade a situação na central, penso que se torna evidente que a central de Fukushima 1 não está em condições de funcionar de novo”, declarou Yukio Edano numa conferência de imprensa.

Esta medida terá, porém, de ser uma decisão conjunta entre o governo e a empresa que opera a central, a Tokyo Electric Power (Tepco).

Situada no nordeste do Japão, junto à costa, a cerca de 250 quilómetros de Tóquio, Fukushima 1 é uma central bastante antiga, construída na década de 1970. Está equipada com seis reactores que ficaram fortemente danificados após o sismo de 9,0 na escala de Richter e consequente tsunami.

As explosões, incêndios e a utilização de água do mar para arrefecer os reactores contribuíram igualmente para destruir o que restava dos reactores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário