domingo, 20 de março de 2011

Operação para resfriamento do reator Nº 4 é iniciada

Agência de Segurança Nuclear informou que a pressão na sala de contenção do reator Nº 3 está aumentando

- ipcdigital.com e agências

Oficiais da Força de Autodefesa Terrestre deram início no domingo (20) às operações de resfriamento no reator Nº 4 da usina nuclear Fukuyama Dai-ichi. Os trabalhos começaram por volta das 8h30 da manhã e, durante uma hora, foram lançadas cerca de 80 toneladas de água.
Desde o terremoto de Tohoku, essa foi a primeira vez que as operações de resfriamento ocorreram no reator Nº 4.
Reator Nº 3
A tentativa de resfriar o reator Nº 3, realizada no sábado (19) pelos bombeiros de Tóquio, surtiu efeito e conseguiu reduzir o nível de radioatividade nas proximidades da usina nuclear.
Os bombeiros lançaram cerca de 2.400 toneladas de água na direção do reator em uma missão que durou mais de 13 horas - das 14h do dia 19 às 3h40 do dia 20.
Após a operação, o nível de radioatividade medido a 500 metros de distância do reator Nº 3 apresentou uma queda de 500 microsievert e o nível registrado ficou em 2.906 microsievert, segundo a Agência Japonesa de Segurança Nuclear.
Contudo, na manhã de domingo (20), a Agência de Segurança Nuclear informou que a pressão na sala de contenção do reator Nº 3 está aumentando e que medidas estão sendo adotadas para reverter a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário