sexta-feira, 18 de março de 2011

Governo japonês "implora" por redução do consumo energético

Na cidade de Minamisanriku, prefeitura de Miyagi, o sismo e o tsunami destruíram a maioria dos edifícios e infraestruturas

As autoridades nipónicas advertiram hoje que o Leste do país, que inclui Tóquio, pode ser sujeito a um corte de electricidade em grande escala caso o consumo não seja reduzido.

Devido à vaga de frio, que se faz sentir hoje naquela parte do país, o consumo de electricidade registou um aumento significativo, apesar das programadas interrupções geográficas, explicou o ministro da Indústria nipónico, Banri Kaieda, durante uma conferência de imprensa.
A temperatura baixou significativamente desde quarta-feira à noite nas regiões abastecidas pela empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que explora as instalações nucleares de Fukushima, paradas desde a catástrofe de 11 de Março. Os lares japoneses são maioritariamente aquecidos com aparelhos eléctricos de grande consumo.
Se as empresas e os cidadãos não fizerem todos esforços para minimizar o consumo eléctrico, a mega metrópole de Tóquio poderá mergulhar na escuridão hoje à noite, insistiram as autoridades. "Hoje de manhã, o consumo já era quase igual à produção, o que significa que esta noite, no momento dos tradicionais picos de consumo, as necessidades poderão exceder largamente a oferta e provocar um imprevisível corte de corrente em grande escala", advertiu o ministro. "Imploramos a cooperação de todos", apelou o ministro.
A absoluta necessidade de reduzir as necessidades de electricidade obriga nomeadamente as companhias ferroviárias da região de Tóquio a reduzir o número de ramais em circulação, complicando as deslocações dos residentes de Tóquio, que maioritariamente utilizam apenas os transportes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário