sexta-feira, 1 de julho de 2011

Conheça os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer

Caracterizada mais fortemente pela perda de memória, a doença é uma das que mais atingem os idosos e afeta o raciocínio e a comunicação.

Por Dr. Leonardo Mesquita, Vida e Equilíbrio.
Tamanho do texto: A


Caracterizada mais fortemente pela perda de memória, a doença de Alzheimer é uma das que mais atingem os idosos e afeta o raciocínio e a comunicação das pessoas. "A avaliação da doença normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e de imagem do cérebro, como a tomografia computadorizada", conta o geriatra da Amil/MedMais Dr. Leonardo Mesquita, ressaltando que no estágio inicial, a pessoa pode esquecer de fatos e apresentar-se desorientada. Ela pode procurar palavras ou deixar pensamentos inacabados e esquecer frequentemente conversas recentes. "Apesar disso, ela pode muitas vezes lembrar claramente um fato ocorrido num passado distante", explica o médico, que enumera os sintomas iniciais do Alzheimer. Veja quais são eles:

Perda de memória recente – Um dos primeiros sintomas da doença. Atenção: caso a pessoa comece a esquecer as coisas com mais frequência e fique incapaz de relembrar o assunto posteriormente.

Dificuldade para realizar atividades rotineiras – Dificuldade para planejar e completar tarefas do cotidiano, como preparar uma refeição ou fazer uma ligação.

Desorientação espacial – Esquecer de onde está e de como chegou até lá. Perder-se na própria vizinhança ou esquecer o caminho de casa também são comuns.

Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal – Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios. Pacientes mostram pouca capacidade de julgamento, como doar alta soma de dinheiro sem motivo específico.

Problemas com pensamento abstrato – Dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais. Esquecer para que servem os números ou como devem ser usados.

Errar o lugar das coisas – Errar o lugar de coisas usuais, como colocar o ferro de passar no freezer. Porém, é normal colocar as chaves do carro ou carteira em lugar estranho de vez em quando.

Mudanças de humor e comportamento – Rápida alternância de humor e comportamento, sem motivos aparentes. O paciente pode ir de um estado calmo ao depressivo e raivoso em pouco tempo.

Transformações de personalidade – Mudança drástica na personalidade. Podem se tornar confusos, desconfiados, medrosos ou dependentes de um membro da família.

Perda de iniciativa nas atividades – Pessoas com Alzheimer tornam-se muito passivas. Ficam horas em frente à TV, têm o sono fragmentado e não têm disposição para realizar tarefas usuais.

Problemas com a linguagem – Esquecer palavras simples, substituir palavras comuns e usuais, dificultar a forma de falar ou escrever pode ser um sinal da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário