sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Franco foi responsável pela implantação do Plano Real

Implantadas em julho de 1994, medidas foram responsável pela estabilização da economia brasileira, reduzindo drasticamente a inflação no país.

Por Silvia Ribeiro Dantas
Tamanho do texto: A


Foto: Arquivo Pessoal
Um dos projetos de Itamar mais conhecidos foi o Plano Real.
Fotos
Em fevereiro de 1994, o Governo Federal, sob o comando de Itamar Franco, lançou o Plano Real. Elaborado pelo Ministério da Fazenda, a medida visava a estabilização da economia, empregando diversos instrumentos econômicos e políticos para conter a inflação, que chegou a mais de 46% durante o mês de junho daquele ano.

Com o sucesso da ação, o governo Itamar foi responsável por acabar com a crise hiperinflacionária brasileira. Comprovando a mudança da realidade econômica no país, a inflação registrada ao longo do ano de 1993, foi de 2.780,6%, enquanto em 2010 o índice fechou em 5,91%.

A idealização do projeto, a elaboração das medidas do governo e a execução das reformas contaram com a contribuição de diversos economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, o presidente Itamar Franco autorizou que os trabalhos fossem desenvolvidos de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária ao seu êxito.

Em 28 de fevereiro de 1994, o Banco Central passou a publicar diariamente os valores da Unidade Real de Valor (URV), que serviria como base para todas as transações econômicas, com conversão obrigatória de valores, para promover uma desindexação geral da economia.

A URV continuou sendo utilizada até o dia 1º de julho de 1994, quando houve o lançamento do Real. Após esta data, toda a base monetária brasileira foi modificada, de acordo com a paridade legalmente estabelecida, na qual cada CR$2.750 passaram a valer R$1.

A primeira mostra de que o Plano Real provocaria a almejada estabilização da economia brasileira foi percebida no final de 1994, quando o primeiro registro da inflação sob a nova moeda ficou em 6,08%. Bem diferente da inflação acumulada entre janeiro e julho daquele ano, cujo índice foi de 815,60%.

Nos anos seguintes, o Plano Real comprovou ter sido o plano de estabilização econômica mais eficaz da história brasileira, tendo alcançado o objetivo principal de reduzir a inflação, além de ampliar o poder de compra da população e ser responsável por importantes modificações em diferentes setores da economia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário