segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mundial Feminino: Show de Marta e chance australiana

Com um golaço, Marta abriu o marcador no primeiro tempo em Wolfsburg.

Por Redação, Fifa.com
Tamanho do texto: A


Foto: Alexandra Beier - FIFA/FIFA Getty Images
Com um futebol muito bonito, o Brasil provou mais uma vez hoje que viajou à Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011 em busca do título. Na segunda partida pelo Grupo C, as garotas brasileiras fizeram uma grande apresentação e venceram a Noruega por 3 a 0. Foi a segunda vitória do país, que garantiu a vaga para a próxima fase com uma rodada de antecedência. Com um golaço, Marta abriu o marcador no primeiro tempo em Wolfsburg. Após o gol sofrido, a Noruega deixou de atacar tanto e a seleção canarinho brilhou. Depois que Rosana marcou o segundo gol, a Jogadora do Ano da FIFA dos últimos cinco anos fechou o placar.

Na primeira partida do dia, a Austrália teve dificuldade, mas conseguiu derrotar por 3 a 2 a Guiné Equatorial, estreante no Mundial Feminino. No primeiro tempo, Leena Khamis inaugurou o marcador para as australianas, mas Anonman deixou tudo igual. Após o intervalo, Enukt Vab Egmond colocou a Austrália em vantagem mais uma vez e Lisa De Vanna saiu do banco para fazer 3 a 1. Após o terceiro gol, as africanas tiveram dificuldades para se encontrarem em campo e faltou pouco para que a representante da Ásia ampliasse o placar. O gol tardio de Anonman, o segundo dela no jogo, renovou a emoção do confronto, mas a equipe do técnico Marcello Frigerio não conseguiu chegar ao empate.

Com seis pontos na tabela de classificação, o Brasil precisa de apenas um empate contra a Guiné Equatorial na terceira rodada para garantir a liderança do grupo. No mesmo horário, a Austrália estará lutando pela segunda colocação com a Noruega, que tem o mesmo número de pontos. As guinéu-equatorianas já estão eliminadas.

O gol mais bonito
Marta (22/1ºT), Brasil x Noruega
Com o seu primeiro gol no torneio, Marta provou que não foi sem motivo que ela foi eleita cinco vezes consecutivas a Jogadora do Ano da FIFA. Aos 22 minutos de bola rolando, a craque invadiu a área, deixou a zagueira Maren Mjelde na saudade com duas espetaculares pedaladas e bateu sem chances de defesa para a goleira Ingrid Hjelmseth.

Momentos marcantes
Um jogo cheio de cores
A meio-campista de Guiné Equatorial Anonman chamou atenção não apenas pelos seus dois gols contra a Austrália, mas também pelo inusitado penteado. O seu cabelo com tranças vermelhas mostraram todo o espírito do seu país. No início do torneio, ela tinha tranças verdes, mas elas foram substituídas pela cor do uniforme reserva da sua seleção. Mas não foi só Anonman que deixou o jogo mais colorido. As suas colegas também enfeitaram o espetáculo vestindo chuteiras laranjas, azuis, amarelas, verdes, brancas e também vermelhas.

Samba e um verdadeiro cavalheiro
Sob chuva e uma temperatura atípica para o verão, as brasileiras deram show em Wolfsburg. Com um ótimo humor, cantando e dançando, Marta e companhia agitaram o clima do estádio a caminho do vestiário. O técnico brasileiro Kleiton Lima também se mostrou um verdadeiro cavalheiro ao cumprimentar os trabalhadores voluntários antes do pontapé inicial e beijar as mãos de algumas senhoras presentes.

Marta alcança Michelle Aker
Com os dois gols de hoje, Marta chegou a 12 em Mundiais Femininos e se tornou a segunda maior artilheira da história do torneio empatada com a americana Michelle Aker. Apenas a atacante alemã Birgit Prinz já balançou a rede mais vezes na Copa do Mundo Feminina da FIFA (14). Além disso, a craque alagoana de 25 anos chegou a três gols contra a Noruega na história da competição. Com isso, a seleção norueguesa é a que mais sofreu com os pés de Marta.

O número
4 — De Vanna já balançou as redes quatro vezes em Mundiais Femininos depois de sair do banco. A australiana é a reserva com a melhor média de gols na história do torneio. Na China 2007, ela marcou três gols e, hoje, chegou ao quarto.

O que elas disseram
"Estou muito feliz por ter marcado dois gols, mas é uma pena que nosso time não tenha conquistado nenhum ponto. Tivemos um bom desempenho em nosso primeiro torneio internacional, mas poderíamos ter ido melhor".
Genoveva Anonman, atacante de Equatorial Guinea

O que vem por aí
Terça-feira, 5 de julho
Inglaterra x Japão, Augsburgo, 18h15 (13h15 em Brasília)
Nova Zelândia x México, Sinsheim, 18h15 (13h15 em Brasília)
Alemanha x França, Mönchengladbach, 20h45 (15h15 em Brasília)
Canadá x Nigéria, Dresden, 20h45 (15h15 em Brasília)

Marta
Com dois gols, Marta foi fundamental na vitória brasileira. Agora, ela tem 12 gols ao todo e é a segunda maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA, atrás apenas de Prinz. Será que a estrela brasileira conseguirá ultrapassar a alemã ainda na Alemanha 2011?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário